Em tempos de intolerância

Nesses nossos tempos de tanta intolerância, me deparo com um frase sob medida, atribuida ao grande Montaigne, filósofo que, após 400 anos, continua atualíssimo: “Quando alguém diverge de mim, não desperta minha raiva, mas minha atenção. Eu me abro para ouvir aquele que me contradiz, que pode me fazer pensar “. Que ele possa nos inspirar. Montaigne não falava em teoria. Foi jurista e político ( prefeito de Bordeaux) num momento conflagrado do século XVI, quando as guerras de religião entre católicos e prostestantes dilaceravam a França, destruindo amizades, famílias e causando milhares de mortes . Ele também sugeriu que quem procura corrigir o outro com raiva nada corrige, apenas se vinga.

:: copiei de alguém … ::

Deixe uma Resposta

